Após pedido de antecipacão da obra, confira quando a duplicação da RSC-287 poderá sair do papel

Após pedido de antecipacão da obra, confira quando a duplicação da RSC-287 poderá sair do papel

Foto Beto Albert, Arquivo

secretário estadual de Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, afirmou que o governo do Estado vai pedir a antecipação da duplicação da RSC-287 na região de Santa Maria, em trecho que só seria duplicado entre os anos de 2040 e 2042, conforme previsão no contrato com a Rota de Santa Maria. A afirmação foi feita em reunião nesta segunda-feira (19), na Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), que reuniu lideranças políticas e empresariais da região.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Como a cada 5 anos, há período de reavaliação do contrato, e isso ocorrerá em agosto, o governo vai pedir que essa antecipação da duplicação seja avaliada e realizada em novo prazo a ser definido em acordo com a Rota de Santa Maria e a Agergs. O custo extra deve elevar a tarifa do pedágio.

Não foram divulgados mais detalhes de quando a duplicação poderia sair do papel nem qual seria o custo, pois isso ainda está sendo estudado e calculado pelo Estado. Também não está claro ainda se a antecipação seria do trecho total, entre Santa Maria e Novo Cabrais, ou só de Santa Maria até a Quarta Colônia. Segundo Capeluppi, a tendência será priorizar a antecipação nos trechos mais movimentados. Ou seja, se não der para antecipar e duplicar no primeiro momento os 74 km de Santa Maria a Novo Cabrais, talvez o novo cronograma priorize duplicar antes os 23 km de Santa Maria à Quarta Colônia, onde o movimento é maior. Até porque isso impactaria num aumento menor da tarifa de pedágio.

Antes ou após 2030?

O contrato do Estado com a Rota prevê a duplicação total da rodovia dos 130 km de Tabaí e Novo Cabrais até 2030. Portanto, se for aprovada a antecipação da duplicação na região de Santa Maria, uma possibilidade seria que ela seja feita após 2030. Porém, Capeluppi admite a chance de iniciar a duplicação aqui na região antes disso. Ele não cita datas, mas descarta iniciar a duplicação ainda em 2026 porque é preciso fazer anteprojetos e projetos, além de obter o licenciamento ambiental das obras.

– A ideia é chegar em agosto com a condição de colocar no contrato mudar essa obrigação e dizer qual é exatamente o prazo limite da duplicação em cada um dos trechos – disse.

Já o prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo, destaca que o encontro desta segunda é fruto de um esforço coletivo.

– Hoje é um dia de vitória para Santa Maria e para toda a Região Central. A confirmação da antecipação da duplicação da RSC-287 é resultado direto da união de esforços, do diálogo responsável e da capacidade de articulação que construímos juntos – afirmou o prefeito Rodrigo Decimo.

O presidente da Cacism, Andrei Lacerda, diz que é importante festejar essa conquista e que agora lutará para que a duplicação comece o quanto antes. Hoje, o governador Eduardo Leite estará em Tabaí para liberar a duplicação de 6 km do trecho rural de Tabaí, que já está pronto até o trevo de Taquari. Essa obra só precisaria ser entregue em 2027.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após pedido de antecipacão da obra, confira quando a duplicação da RSC-287 poderá sair do papel Anterior

Após pedido de antecipacão da obra, confira quando a duplicação da RSC-287 poderá sair do papel

Daer dá novo prazo para entregar projetos de duplicação da Faixa Nova: 1º trimestre Próximo

Daer dá novo prazo para entregar projetos de duplicação da Faixa Nova: 1º trimestre

Deni Zolin